A QUEM INTERESSAR



Ainda estou tentando processar o que acabei de encontrar. Acabei de fazer uma viagem ao passado.
Um passado não muito distante pelo tempo, mas bem distante pela minha situação. Eu pude dizer que vi o fundo do poço. Mas não apenas vi, criei raízes, cheguei a chamar de lar. Eu me aconcheguei, coisa que é aparentemente impossível de se pensar. Eu aceitei estar no fundo do poço.
Enquanto isso muita coisa saía errado: Meu melhor amigo se machucou muitas vezes, minha família não sabia direito o que fazer, pessoas que eu achava que estariam sempre ao meu lado, provaram que a amizade delas tinham um prazo de validade...

Eu sentia como se vivesse com uma faca literalmente no meu pulmão. Sei que fisicamente é impossível, mas era como estava sendo minha realidade. Eu não conseguia respirar, sentia algo na garganta, meu corpo e mente sempre me dizendo que ali era meu novo lar e que eu precisava me adaptar o mais rápido possível. E foi o que eu fiz. 
Por causa do tempo que eu passava deitada, meu corpo doía toda vez que eu me levantava, por isso passei a fazer isso menos vezes possível. Meus olhos viviam inchado, pois chorar era meu novo hobby. Eu não sabia bem o porquê, mas uma das exigências era chorar, mesmo sem qualquer motivo aparente. 
Coisas que faziam bem como: Lavar o cabelo, se arrumar, passar um perfume, fazer as unhas, comprar roupas novas... era uma tortura, e algumas dessas coisas eu deixei de lado por um bom tempo. 
Sempre que eu estava em meio a outras pessoas, meu único desejo era voltar pro meu quarto escuro, aconchegante e me afogar nas cobertas novamente, onde passei a maior parte do tempo. Se coisas simples como arrumar o cabelo era uma tortura, imagine limpar uma casa, lavar a louça, organizar as roupas... Isso simplesmente deixou de existir pra mim. 

Por isso eu sei que fiz meu melhor amigo sofrer muito. Ele tinha que me assistir definhar, tinha que manter as coisas em ordem, me ver chorar sem saber como me ajudar a parar, ele não dormia bem a noite, pois era o momento onde eu acordava de pesadelos, e chorava um pouco mais.

Aí você se pergunta: Mas não era apenas querer e sair dessa situação? Você via até outra pessoa sofrer tanto, era só levantar, sacudir a poeira e colocar um sorriso no rosto... Simples!
Assim como você tem a certeza que der 6:00 da manhã o céu vai clarear, essa era a certeza que eu tinha que aquela era minha nova situação e que as coisas ruins eram maiores do que as boas, e que não valia a pena se levantar sendo que tudo daria errado de qualquer forma. Eu tinha me convencido que não lutando não perderia nada. Pra mim era uma guerra perdida. Não havia nada de bom que eu pudesse fazer pra ajudar alguém ou pra me ajudar...

Bem, essa coisa deixou alguns resquícios: engordei... MUITO, descobri amigos por quem eu daria a vida, perdi alguns também...

Por que estou contando tudo isso?
Bem, hoje eu li uma carta que eu fiz pra mim numa dessas crises, bem no meio de uma dessas tempestades. E essa carta, ao contrário de muitas que eu escrevi na época, dizia coisas boas. Me fez lembrar dos meus sonhos, me fez lembrar que as coisas vão aos poucos melhorando. me fez lembrar que de onde eu vim, onde eu estava, não quero voltar nunca mais. 
Não digo que estou acima do poço, pois os problemas e as lembranças de certas coisas vem e continuam fazendo estragos. Mas a forma como eu decido e me permito pensar nessas coisas é que faz a diferença.


Dicas para você ajudar alguém que está nessa situação:

Imagine como se essa pessoa estivesse gripada, mas aquelas gripes que derrubam a pessoa.
  • Não saia do lado dessa pessoa. 
  • Não se permita ficar irritado com o que essa pessoa diz e faz.
  • Não diga coisas como: ‘Pense positivo’, ‘Você vai sair dessa’, ‘Lembre das coisas boas da sua vida’...
  • Nada disso vai ajudar. Se não souber o que falar, não diga nada.
  • Faça uma pipoca.
  • Deite-se ao lado dessa pessoa.
  • Não peça permissão.
  • Coloque um filme engraçado ou um que essa pessoa goste.
  • Não importa o que você faça, fique ao lado dessa pessoa.

Não é fácil, mas eu sei que um dia isso vai passar. Se você estiver no meio dessa tempestade só aguente firme, se recarregue de forças pra enfrentar esse desafio gigante. E tenha certeza que essa pessoa se levantará um dia e as coisas voltarão a dar certo novamente.
Só aguente firme...

Comentários

Postagens mais visitadas